Facebook

Siga o Guia do TRC – Fique informado e atualizado sobre o setor de Transportes.

23/05/2016
Livro ensina como reduzir o consumo de combustível nas empresas

 

 

Uma das maiores preocupações das empresas e dos profissionais do ramo de transportes é administrar o custo com combustível.

940x1329_consumodecombustível

O livro “Consumo de Combustível – Uma questão de Atitude” ,do escritor Luiz A. Pigozzo, explica como é possível reduzir o consumo de combustível numa empresa de transportes, por meio de um plano de ação inteligente e com o envolvimento das pessoas.

O livro pretende ajudar os gestores de frota e seus motoristas a identificarem e lidarem com todas as variáveis possíveis que influenciam no consumo do diesel na operação. “Empresas ineficientes terão cada vez mais dificuldades em encontrar lugar no mercado. Por isso, a importância de tirar o máximo possível de conteúdo do livro. Ele esclarece conceitos, e ainda como seus motoristas podem ter uma mudança de comportamento e atitude”, afirma.

940x529_MG_6868

O autor

Luiz A. Pigozzo, autor do livro, acumula mais de 30 anos de experiência na área, trabalhou numa multinacional fabricante de veículos pesados e motores, atuando na área de assistência técnica. Segundo Pigozzo “um motorista que conduz seu veículo no modo extra econômico, também pratica a direção segura e defensiva, mas nem sempre o motorista que pratica a direção segura dirige com economia”.

Pigozzo também lembra que muitos empresários do setor não conseguiram acompanhar com a mesma velocidade a evolução das demandas do mercado logístico. Deixaram de investir em seus colaboradores e, em particular, no motorista.

“Estes profissionais migraram de uma simples função como motorista para um Gestor de Unidade Móvel e representa sua empresa perante seus cliente e fornecedores, seja por conduzir cargas de altíssimos valores em operações sujeitas a inúmeros riscos , ou seja, por ter uma enorme responsabilidade no volante”, afirma.

Fonte: Portal Estradas - SP

SERVIÇOS
COLUNISTAS

Richard Krabbendam

Safety expert Richard Krabbendam warns of what can go wrong if the laws of physics are ignored – and provides a checklist of measures to help ensure safe lifting operations. continuar lendo»

Rubem Penteado

Para semirreboque com eixo distanciado (carreta “Wanderléia”) a condição de “autodirecional” é proporcionada pela instalação da “rala giratória” em um dos eixos (normalmente o 1º). O mecanismo desse eixo é dotado de sistema de auto-alinhamento quando em movimento retil continuar lendo»

Neuto Gonçalves

O custo logístico brasileiro passou a representar 11,9% do PIB nacional em 2015, mantendo uma tendência crescente que vem desde 2010 quando era de apenas 10,6%. continuar lendo»
NOTICIAS DA SEMANA EM REVISTA

Confira aqui as reportagens mais interesssantes publicadas nas principais REVISTAS DO SETOR.

FIQUE ATENTO

O trabalho de motorista exige aptidão física e psíquica e, por isso, essa função não deve entrar no cálculo para se definir a cota de deficientes em uma empresa. O entendimento é do juiz Itamar Pessi, da 11ª Vara do Trabalho de Vitória, que julgou procedente o pedido de uma trans continuar lendo»
As empresas de transportes devem ficar atentas aos prazos para atualização e recadastramento no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). continuar lendo»