Facebook

Siga o Guia do TRC – Fique informado e atualizado sobre o setor de Transportes.

06/06/2017
Actros SLT é o caminhão mais forte e robusto em operação no mercado brasileiro

• Actros 4160 SLT 8x8 da Mercedes-Benz transporta até 500 toneladas de cargas especiais que excedem em pesos e dimensões
• Caminhão realiza sozinho o transporte superpesado que geralmente exige um comboio em operações especiais
• Capacidade Máxima de Tração (CMT) desse modelo é o dobro de seus principais concorrentes
• Hoje no Brasil existem oito caminhões Actros SLT para atender esse tipo de aplicação extremamente severa
• Uma das maiores empresas do setor, a Transdata conta em sua frota com três unidades deste caminhão, que é comercializado sob encomenda no País
• Clique aqui e veja o vídeo do Actros SLT da Transdata em operação

O caminhão mais forte e robusto em operação no mercado brasileiro é um Mercedes-Benz. O extrapesado Actros 4160 SLT 8x8 transporta até 500 toneladas de cargas especiais que excedem em pesos e dimensões. Dessa forma, realiza sozinho o transporte superpesado que geralmente exige um comboio em operações especiais.

“Atualmente, há no País oito unidades desse caminhão trabalhando em movimentações de cargas complexas, sendo três na frota da Transdata, uma das maiores empresas do setor”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Um dos três Actros SLT da Transdata entrou em operação recentemente, o que evidencia a satisfação do cliente com este caminhão para transporte superpesado, que suporta até 500 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração), fato inédito em nosso mercado”.

Segundo a Transdata, o Actros SLT adiciona capacidade à movimentação de cargas indivisíveis e melhora a qualidade no transporte. Além disso, se destaca pela otimização de custos operacionais.

“Esse caminhão Mercedes-Benz realiza sozinho o transporte superpesado que geralmente exige um comboio de pelo menos três caminhões com CMT de 150 toneladas cada um, nas operações especiais e complexas”, afirma Leoncini. “Ou seja, o cliente consegue reduzir custos com o menor consumo de combustível, lubrificantes e pneus porque usa apenas um veículo em vez de três, o que aumenta a rentabilidade da operação. Além disso, o Actros SLT reduz também as emissões de poluentes na atmosfera, contribuindo para preservar o meio ambiente”.

Na avaliação do executivo, o uso de apenas um caminhão traz mais benefícios à operação. “Isso propicia melhor performance e produtividade, bem como maior controle sobre o transporte, o que resulta numa condução mais segura, tanto para o motorista, quanto para os demais veículos e pessoas nas vias, o que é essencial numa movimentação de cargas superpesadas”, ressalta Leoncini. “O Actros SLT dá ainda mais segurança aos condutores devido ao conforto de dirigibilidade proporcionado por sua avançada tecnologia”.

Actros SLT atende a demandas de grandes obras e de infraestrutura

A participação do Actros 4160 SLT 8x8 no transporte brasileiro amplia o portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz para os clientes. Ele se junta aos modelos rodoviários 2546 6x2, 2646 6x4 e 2651 6x4 e ao basculante 4844 8x4 off-road.

Grandes obras de infraestrutura e da construção pesada impulsionam o transporte de cargas especiais que excedem em peso e dimensões. Isso se reflete na movimentação de equipamentos, como rodas de turbinas para hidrelétricas, motores e geradores para termoelétrica, transformadores, estações elétricas secundárias, rotores, reatores, vasos, colunas e tanques para as indústrias químicas e petroquímicas, mineração, siderurgia, fertilizantes, entre outros.

Motor de alta potência e tração integral

O Actros 4160 SLT 8x8 é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8, de 16 litros, que oferece potência de 598 cv a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm.

Um grande diferencial do produto é a Turbo Embreagem VIAB da Voith, que assegura alta capacidade de tração e de manobra, sem desgaste ou sobrecarga da embreagem. Além disso, o retardador primário incorporado garante uma frenagem segura e eficiente mesmo em baixíssima velocidade. A turbo embreagem oferece maior confiabilidade no transporte de cargas especiais, com proteção do trem de força contra possíveis danos causados por acoplamentos indevidos numa embreagem convencional.

No trem de força do Actros SLT 8x8 ganha evidência o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G 280 de 16 marchas, sem pedal de embreagem, desenvolvido para proporcionar alto torque nas operações com cargas de até 500 toneladas.

A configuração do Actros SLT 8x8 conta com os eixos dianteiros AL-7 e AD-7 e os eixos traseiros HD-7 e HL-7, ambos com cubo redutor. A transmissão principal, bem como a geração de torque, é realizada externamente ao eixo, nos cubos de roda. Assim, a parte central do eixo (carcaça) é menor, aumentando o vão livre, o que melhora a capacidade do veículo para transpor terrenos difíceis e irregulares.

Sistema de arrefecimento de alto desempenho com dois radiadores

As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e pela transmissão do Actros 4160 SLT 8x8 – características típicas das cargas indivisíveis do transporte superpesado – são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho. Além de um radiador à frente do motor, o veículo conta com um radiador adicional montado numa estrutura atrás da cabina, o que mantém seu funcionamento sem interrupções, por mais que seja exigido.

O sistema de arrefecimento do caminhão inclui ainda um radiador de óleo montado junto ao radiador adicional do motor. Assim, o turbo acoplamento dispõe de um circuito de óleo dotado de trocador de calor que garante o perfeito funcionamento mesmo em condições severas, como no caso do retardador a plena carga.

Reforços estruturais

Somente o Actros SLT da Mercedes-Benz tem reforços estruturais ao longo de todo o seu quadro e, principalmente, nas extremidades dianteira e traseira, onde estão localizados os acoplamentos de alta capacidade. Este é um importante diferencial da marca frente à concorrência, que conta com caminhões comuns para o transporte superpesado de cargas especiais, diferentemente do SLT, que foi desenvolvido especificamente para esta finalidade, de acordo com as características do Brasil.

Fonte: Divulgação

SERVIÇOS
COLUNISTAS

Richard Krabbendam

Safety expert Richard Krabbendam warns of what can go wrong if the laws of physics are ignored – and provides a checklist of measures to help ensure safe lifting operations. continuar lendo»

Rubem Penteado

Para semirreboque com eixo distanciado (carreta “Wanderléia”) a condição de “autodirecional” é proporcionada pela instalação da “rala giratória” em um dos eixos (normalmente o 1º). O mecanismo desse eixo é dotado de sistema de auto-alinhamento quando em movimento retil continuar lendo»

Neuto Gonçalves

O custo logístico brasileiro passou a representar 11,9% do PIB nacional em 2015, mantendo uma tendência crescente que vem desde 2010 quando era de apenas 10,6%. continuar lendo»
NOTICIAS DA SEMANA EM REVISTA

Confira aqui as reportagens mais interesssantes publicadas nas principais REVISTAS DO SETOR.

FIQUE ATENTO

O trabalho de motorista exige aptidão física e psíquica e, por isso, essa função não deve entrar no cálculo para se definir a cota de deficientes em uma empresa. O entendimento é do juiz Itamar Pessi, da 11ª Vara do Trabalho de Vitória, que julgou procedente o pedido de uma trans continuar lendo»
As empresas de transportes devem ficar atentas aos prazos para atualização e recadastramento no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). continuar lendo»